segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

>> #0

Finalmente e após muita luta, arranjei trabalho. Yay!!! Festa! Tragam o champanhe e o fogo de artificio que agora sim é tempo de celebração. Mission accomplished.

Arranjar trabalho na Holanda não é propriamente pêra doce. Cheguei forte e cheia de energia positiva, a pensar que podia conquistar o mundo em menos de três tempos. Eu conseguir conquistá-lo consigo, demorou foi mais tempo do que previa, o que requer muita paciência e perseverança.
Arranjar trabalho por cá depende de muita coisa, como tudo na vida. E cada caso não é mais que isso mesmo, um caso.
Depende das áreas, das qualificações de cada um, das competêcias, dos anos de experiência, da idade, de expectativas, da sazonalidade...e mais que tudo depende de timmings e um pouquinho de sorte. Eu pessoalmente nunca tive o cu virado para a lua, e portanto enquanto conheço gente que demorou um, dois meses (ou até menos) para arranjar trabalho, para mim foram quase quatro. Quatro longos e cansativos meses de trabalho intenso e luta na minha única ocupação e tarefa diária a que me dediquei sem baixar os braços.

Ultimamente algumas pessoas me têm pedido ajuda e orientação nesta grande aventura que é vir viver para cá e procurar trabalho. Parece-me que infelizmente e dada a conjuntura do nosso país, que é algo que vai continuar a acontecer e os pedidos vão continuar a cair na minha mailbox. Por isso aqui vai, na minha ultima semana de dona de casa desesperada, uma série de posts que vou compilar de emails já enviados e que servem apenas de alguma orientação a quem tenha questões sobre como vir para cá, e se vale ou não a pena o investimento.

Não passa da minha opinião pessoal, baseado na minha experiência e dos que me rodeiam. Não sou nenhuma expert no assunto, por isso o que aqui ficar escrito, vale o que vale.
E claro que sim, é um assunto que dá pano para mangas.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo novo trabalho! Nos dias de hoje não é tarefa fácil...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Oportunidades há, é preciso é não desmoralizar e nunca baixar os braços.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!!! Comigo foram 6...6 longos meses!! Meses cheios de duvidas, e angustias, mas ao mesmo tempo constrois uma forca interior maior. Xiça que eu sei exactamente o que custa...a mim quatro meses parece-me formidavel. Entra com o pé direito! :)

    ResponderEliminar
  4. Os Portugueses são lutadores! E trabalho árduo compensa... muitos parabéns e bem-vinda...
    Eu fiquei cá um ano sem receber, como investigadora convidada e como gostaram do meu trabalho deram-me um contrato...
    Já o meu namorado quando eu recebi contrato mudou-se para cá e foi numa semana... timing é muito muito importante!
    :D

    ResponderEliminar