quarta-feira, 13 de novembro de 2013

>> lixo

Nunca, mas nunca na minha vida pensei fazer um post sobre este tema, mas não há como ignorá-lo. Mais que não seja, porque alguém que pondere vir morar para cá pode ler este post, e tem que estar preparado para isto.

Não sou numa perita na Holanda, até porque como sabem ou entretanto já perceberam, acabei de cá chegar, e viajar por enquanto está escasso. Falo na Holanda no geral, porque tenho a sensação que por cá tudo funciona mais ou menos da mesma forma, metódica q.b, organizada, e que não deve diferenciar muito de cidade para cidade. 
Para os mais sensíveis peço desculpa se a coisa não se passar em todo o lado, como se passa por cá em Utrecht.

Em qualquer casa de família em Portugal, há sempre discussão pegada sobre quem leva o lixo à rua. Há sempre "alguém" que se esquece, "alguém" que tem preguiça, "alguém" que não lhe apetece. Tarefa chata, ter que pegar no saco mal cheiroso, que pode pingar, ter que ir à rua de propósito, em muitos sítios que não Lisboa ir até ao fundo da rua, abrir o caixote (o que significa tocar-lhe), aguentar o cheirão... Uma maçada tremenda.

Pois, na Holanda não há esse problema. Na Holanda, pelo menos nós cá em casa, sorrimos com alegria para ir por o lixo na rua. Não nos custa nada, é na verdade a tarefa que fazemos com mais gosto. 
Porque perguntam vocês? Bem, na Holanda o lixo é apanhado à porta de casa de cada um - salvo  raras excepções como os prédios altos. Mas na Holanda o lixo é apanhado uma, atenção UMA vez por semana. E não, não existem contentores na rua senhores, não existem. Pumba, lixo em casa uma semana certinho.

Isto também dá que pensar. E se vais viajar e perdes o dia do lixo? E se não estás em casa no dia da recolha? E se te esqueces?  E se adormeces? Tema estúpido é certo, mas que dá que pensar. Enquanto não arranjo solução para isto, todas as terças-feiras são um dia feliz!

7 comentários:

  1. Quando vamos viajar, são os vizinhos com quem temos mais confiança que nos tratam disso. Eles têm a chave da porta do quintal e não se importam. ;-)
    Para não nos esquecermos de colocar o lixo lá fora, recebemos um alerta da Câmara: o download da aplicação foi feito através do site da Câmara (neste caso, Almere). No nosso caso, convém mesmo não esquecer porque o lixo normal é recolhido só duas vezes por mês (alterna com o plástico).
    Geralmente, colocamos o lixo lá fora na noite de véspera para evitar esquecimentos no próprio dia.
    Mas mesmo assim já ocorreu um esquecimento ou outro...:-)
    Bem-vinda à Holanda e tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
  2. Nós estamos em Amsterdam e existem vários contentores do lixo quase de porta a porta, não temos que nos preocupar por aqui...

    Ricardo e Vera
    http://loveadventurehappiness.blogspot.nl/

    ResponderEliminar
  3. Aqui por Eindhoven coloco nos contentores de rua que tenho acesso através de um cartão. Mas eu vivo num apartamento, provavelmente nas casas acontece o mesmo que referiste...

    ResponderEliminar
  4. Já viram a vossa sorte? Na minha zona bem que tenho procurado os de rua e nada! E jardim/quintal para deixar com os vizinhos e pedir um favor especial, também não :(
    Eu e os meus novo dilema...

    ResponderEliminar
  5. Eu não gosto nada deste esquema, fico stressada só de pensar que se por acaso quero fazer uma limpeza mais a fundo e deitar mais coisas fora tenho que esperar séculos até à próximo recolha do lixo... Já para não falar no verão, que fica um cheiro horrível muito depressa! (Por estes lados, a recolha é duas vezes por semana, sendo que não temos contentor, deixamos o saco à porta e passa uma carrinha). Boa sorte nesta nova etapa, vi aqui no blog que chegaste há pouco tempo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Hallo! :) de inicio também tinha os mesmos dilemas, ainda por cima moravamos num estudio com uma janela!! O que comecei a fazer foi o lixo do próprio dia (restos de comida que temos quando cozinhamos e afins) punha num saquinho pequeno de plastico e de manha punha dentro de um caixote do lixo de rua que estão espalhados, perto das paragens de autocarro/tram... e pronto no dia anterior à recolha deixavamos o lixo grande de noite, podemos faze-lo se for de noite já. Agora vivo noutra cidade em Voorburg perto de Den haag e aqui este Gemeente tem uns contentores que também utilizamos com o cartão que pedimos previamente, é muito melhor!!!! Espero ter ajudado :)

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelos vossos posts. É um sentimento tão feliz começar um blog há tao pouco tempo, escrever sobre uma questão tão tonta como esta, e ter toda uma comunidade a ajudar a resolver :)

    ResponderEliminar