domingo, 23 de fevereiro de 2014

>> lusitanos

No sábado passado esteve um dia solarengo (apesar de muito ventoso), com temperaturas a rondar os 10 graus, o que é considerado um luxo, e por isso decidimos ir almoçar a Amesterdão. A ideia era ir conhecer o clube recreativo Os Lusitanos, e deliciarmo-nos com uns petiscos portugueses. 
Os Lusitanos ficam localizados numa zona muito in de Amesterdão chamada de Pijp, pertinho do canal Amstel e seus barcos casa ma-ra-vi-lho-sos, mas ao contrário do bairro onde se situa, de in não têm absolutamente nada e é como fazer uma visita ao nosso Portugal profundo.

Segundo o seu site, o Grupo Desportivo e Recreativo "Os Lusitanos" abriu portas e 1968 e tem como objectivo representar os Portugueses e suas famílias, que vivem Amesterdão. É uma associação de voluntários que organiza actividades de âmbito recreativo, desportivo, social e educacional, de acordo com as necessidades dos seus membros. Oferece a qualquer Português a oportunidade de desfrutar da sua própria cultura impedindo assim o isolamento social, mas oferece também apoio na integração na sociedade holandesa, através de aulas de língua holandesa, sessões de informação e ao disponibilizar frequentemente boletins de informação. Actualmente conta com 500 sócios (pagos), a maioria de nacionalidade Portuguesa.

Ao passar no numero 177 da rua Govert Flinkstraat, praticamente não damos por ele. Portões verdes, discretos, não fosse um casal idoso claramente português já à espera do abrir portas para a sua bica domingueira, talvez lhe tivéssemos passado ao lado.




Lá dentro, bandeiras de Portugal, algumas referências clubísticas, a Sport TV ligada, alguns provérbios populares nas paredes, publicidade aos petiscos caseiros e serve-se ao balcão a segurar um cigarro entre dentes. Vai enchendo, de malta mais velha, um atrás do outro, com os seus baralhos de cartas, prontos para uma tarde bem passada entre amigos. Grita-se porque querem ver as notícias, lê-se a Maria, só se fala em Português.

Infelizmente fizemos mal o trabalho de casa e não sabíamos que Os Lusitanos só abriam portas ás 13h. Para almoçar "só bitoques ou bifanas", os petiscos são mais à hora de jantar e especialmente em dias de jogo. Pasteis de Nata? "Veio cá à pouco uma senhora que levou toda a encomenda". Não faz mal, come-se um pãozinho com manteiga, bebe-se umas sagres, pede-se um jarrinho de barro com vinho tinto, uns bitoques e para terminar uma bica. E saboreia-se ao nosso redor o saborzinho ao nosso Portugal.

1 comentário:

  1. Engraçado, também estive nos Lusitanos no passado Sábado. Sou o autor e administrador do Blog Portugueses na Holanda.

    ResponderEliminar