quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

>> muisjes

A semana passada nasceu um bebé no escritório. Não é que tenha nascido literalmente no escritório, até porque isso era capaz de ser um bocado chato, mas nasceu algures nos arredores, o rebento de um colega que lá trabalha.
Cá, o nascimento de um bebé tem por regra ser celebrado com Muisjes. E o que são Muisjes, perguntam vocês? Os muisjes fazem parte da família do hagelslag, provavelmente o hábito alimentar mais estranho (para não lhe chamar idiota) de que já tive conhecimento por estas bandas.
Ahhh também não sabem o que é hagelslag? Mil desculpas, passo a explicar.
Hagelslag são aquelas pequenas pepitas de chocolate ou coloridas que usamos em Portugal para enfeitar bolos. É uma coisa que sempre foi tão inútil no meu quotidiano que tão pouco sei o nome que lhes hei de dar em português. Sprinkles em inglês, será que ajuda?

Ora, o povo holandês tem uma grande pancada com o todo e qualquer tipo de hagelslag. Gostam muito de barrar uma fatia de pão de forma com manteiga, colocar uma quantidade industrial de hagelslag por cima (embora não me tenha dado ao trabalho de procurar na internet, tenho cá para mim que os de chocolate sao os vencedores), e comer essa sua "sandes" ao pequeno almoco ou ao almoco, como prato principal. Um delícia para miúdos e graúdos. Nutritivo, saudável, bastante prático.. um verdadeiro manjar dos deuses.

Quando nasce um bebé holandês, os pais babados celebram com os amigos e colegas o nascimento da cria, oferecendo-lhes muisjes. Normalmente em forma de bolinha (branco e cor de rosa para as meninas, branco e azul para os meninos), e com o particular sabor a anis (blargh), os muisjes são colocados carinhosamente sobre uma espécie de biscoito holandês (imaginem uma torradinha redonda que já foi mais que torrada e esturricada e é agora vendida em embalagens no supermercado), previamente barrada com uma pequena camadinha de manteiga.


Hummm... que coisinha tãooooo apetitosa.

P.s- as minhas desculpas pelo kiwi, está claramente um pouco fora de contexto.

1 comentário:

  1. Também já foi tema de publicação no cá estamos: http://caestamosno.blogspot.nl/2013/11/hagelslag-e-afins.html

    Depois disso já provei também a versão cor-de-rosa... pois bem, nada apetitoso...

    ResponderEliminar