quinta-feira, 17 de outubro de 2013

>> bica da saudade

Ontem fui passar a tarde a Amsterdam. Não foi propriamente em passeio porque ja fui com a agenda mega preenchida de afazeres, para uma tarde que se iria fazer sentir curta para tanta coisa. Foi uma visitinha de médico,  fui num pé e vim no outro. Ainda assim, mal saí na estação central fui inundada pela energia vibrante da cidade, e recordei o quão apaixonada fiquei por ela, quando há uns seis anos atrás passei lá férias com uma amiga.

Falarei um dia mais tarde sobre Amsterdam, a pouco mais de 20 minutos de Utrecht e com uma agenda cultural e social invejável, certamente passaremos por lá muito tempo quando a nossa vida por cá se endireitar.

Este post sobre Amsterdam, que na verdade não tem nada de nada sobre a cidade, foi apenas para dizer que aproveitei a curta viagem para visitar a Casa Bocage, um pequeno café/mercearia português, muito perto da estação. Há muito que já ouvia falar da mesma, e em como é um dos pequenos refúgios da comunidade Portuguesa da Holanda. Tinha que passar para experimentar.

Quanto a mim, estava desesperada por um café.  Não por um café qualquer, que de café da trampa já eu estou farta. Estava morta por uma bica. Bica à séria Bica portuguesa!
É difícil explicar aos portugueses em Portugal a falta que estes dois dedos de bebida acastanhada nos faz por aqui (e não,  ir de férias durante duas semanas e não encontrar café de jeito, não se compara sequer à nossa angústia diária de saber que por muito que entramos em tudo o que é casa de café, nunca mas nunca encontramos uma bica que valha minimamente a pena).
Paguei 2 euros pela bica na Casa Bocage. E há muito que nada não me sabia tão bem.
Depois disso olha-se à volta e não se resiste a tanta tentação.  Quer-se  tocar em tudo, levar tudo, cheirar e comer tudo.

Estes amigos vieram comigo para casa - queijadinhas, manteiga milhafre (dos Açores, atenção) e sopa de cebola. Trouxeram-nos mil sorrisos.


E é esta a nossa recém descoberta, a do poder imenso de todas estas pequenas coisas!

2 comentários:

  1. Ainda tenho que ir ai matar saudades :)

    ResponderEliminar
  2. É mais carote que o famoso Neves, mas é mais perto e dá para nos mimarmos com umas guloseimas :)

    ResponderEliminar