sexta-feira, 11 de outubro de 2013

>> chuva

Ora bem, hoje chove em Utrecht. Presumo aliás, que chova em todos os Países Baixos, porque caso os mais distraidos ainda não tenham dado conta, isto é pequeno, muito pequeno.
Chove desde manhã.  Dei conta que chovia ainda enquanto dormia, pois ao contrário do que é habitual não tive o meu primeiro abrir de olhos às seis da manhã, e dormi directo até depois das onze. A chuva sempre me deu sono.

Mas chove, e chove e chove. Chove o dia todo. Não chove  como em Portugal, aquelas cargas de àgua que se ouvem dentro de casa, que alagam estradas, que tornam o transito um tormento. Chove mais brando. Mas não pára de chover, o dia todo.
Acho que ainda não tinha referido que já temos bicicletas, tal como manda a regra holandesa -( desenvolvimento deste assunto num outro post, que a conversa das bicicletas dá  pano para mangas). Hoje as binas não sairam. Hoje voltou-se a apanhar o autocarro. Porque? Porque não parou de chover!
E é então com grande espanto que saio à rua e percebo uma coisa incrivel - que a chuva na holanda não molha. 
Reformulando, a chuva na holanda não molha os holandeses. 
Ou talvez seja apenas o que depreendo eu, pessoa com galocha, kispo e chapéu de chuva, ao ver que ninguém nesta terra possui o ultimo destes itens. Eles na verdade têm um ar um quanto ou quanto encharcado, mas não deve passar de ilusão óptica minha, pois eles continuam, felizes e contentes a conduzir a sua bina. Ou a caminhar. Ou a esperar pelo autocarro fora do abrigo da estação. Tenham eles 4 ou 80 anos, lá vão eles, andando à chuva.

Feito incrível devo confessar. Vou continuar aqui na janela a olhar para eles, e a rezar para que qualquer dia também eu possa andar à chuva sem me molhar. Que jeito que me dava.

Sem comentários:

Enviar um comentário